sexta-feira, 20 de novembro de 2009

INTRODUÇÃO

O objetivo geral referente ao projeto experimental tem como foco central desenvolver uma proposta de publicidade em site de comércio eletrônico do segmento de livros. A Web desde que se popularizou em meados de 1998, tornou-se um ambiente de interação comunicacional onde as pessoas se comunicam, estudam, se divertem e fazem compras. A internet é um fenômeno social onde a sociedade conversa com a sociedade realizando trocas simbólicas e ainda comercializando produtos.

Após pesquisas e leituras bibliográficas exprimimos na fundamentação teórica o conceito de publicidade e publicidade na Web a partir do livro “Publicidade e vendas na Internet” do autor J.B Pinho (2000), o mesmo menciona que a publicidade existe desde os primórdios e impulsiona a economia dos países utilizando algum meio. Os itens internet e comércio eletrônico foram estudados a partir dos livros “Como vender seu peixe na internet” do autor Tom Venetianer, J.B. Pinho citado acima e pesquisas na Web, os autores relatam que a internet surgiu na guerra fria, citam algumas definições de internet, serviços e tipos de clientes que a mesma propõe. Refere-se que a internet está sendo utilizada como um intenso canal de comunicação publicitária.

Foi realizada igualmente, uma pesquisa das características da comunicação em rede conforme conceitos dos teóricos consultados. Por Arlindo Machado (1997), analisamos os conceitos de hipermídia. Outro teórico que contribui para pesquisa proposta é Alex Primo (2004-2005), e suas discussões sobre conceitos de interatividade.

A fração referente ao design e wireframe foi estudada a partir dos livros “Publicidade e vendas na Internet” do autor J.B Pinho (2000), “Design para a internet” do autor Felipe Memória (2005), “Projetando webistes” do autor Jacob Nielsen (2000), “Não me faça pensar” do autor Steve Krug (2008) e consultas na Web. Os autores exprimem conceitos e tipos de design existentes, e que, o mesmo, é imprescindível para atrair e fidelizar clientes. Relatam do mesmo modo duas armas inovadoras, a primeira seria a usabilidade, que adotou um papel fundamental na economia das organizações e está governando a Web: os cibernautas estão desviando-se de sites confusos, lentos e que não satisfaçam suas necessidades. Por que o usuário perderá seu valioso tempo em um site de difícil entendimento? O mesmo sabe que tem possibilidade de encontrar outros que transmitam a mensagem instantaneamente e sem muito esforço. O design é um fator fundamental para a usabilidade. A segunda seria acessibilidade, que é a maneira de atender as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Apresentam recursos utilizados pelos webdesigner na criação de um site, dentre eles, a multidisciplinaridade, os links, metáforas e o wireframe de baixa, média e alta fidelidade.

Por intermédio de estudos de publicidade, internet, comércio eletrônico, hipermídia, interatividade e design existentes em sites de comércio eletrônico, elegemos os sites do segmento de livros para a abordagem desse projeto.

Será executada a princípio uma análise qualitativa de vinte sites renomados do segmento acima citado, os mesmos foram encontrados no site do ebit , posteriormente a essa localização, serão verificados alguns critérios, como: tipos de publicidades existentes, tipos de interações utilizadas, podendo ser mútua ou reativa, usabilidade, design do site, do conteúdo e da página, tipos de recursos e ferramentas empregadas. Em seguida será criado e apresentado um wireframe de alta fidelidade, esse com o intuito de expor uma publicidade divergente das existentes atualmente.

Com a globalização, as distâncias geográficas perderam significado e as divergências culturais diminuíram, os mercados ficaram cada vez mais integrados e as fronteiras comerciais via Web inexistentes, seja na cidade que o internauta reside, em outro estado ou até mesmo em outro país. Os maiores beneficiários por tal expansão são os clientes reais, as empresas, pequenos comerciantes e pessoas físicas que privilegiam a Web no ato da compra.

Através da internet, as empresas não se fecham para o público, e a mesma está em constante evolução, promovendo tais interações sociais mediadas pelo computador.

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