quinta-feira, 4 de junho de 2009

METODOLOGIA

2.1. Argumento

A possibilidade dos usuários e organizações terem permissão de comunicar-se, interagir e transacionar através da Web é uma representação da modificação paradigmática em nossa sociedade, uma “mega-tendência” chamada “Era da comunicação”. Devido à evolução tecnológica, a informação digitalizada passará a ser o foco central de nossas interações sociais e diárias. As organizações de médio e grande porte usufruem da internet desde o princípio. A inovação do mercado é a inclusão de pequenos negócios e profissionais liberais na rede, essa composta por jovens empreendedores que ampliam o comércio eletrônico e exploram o nicho de mercado.

A organização lógica, a simplicidade na navegação e a capacidade de encontrar nos sites de comércio eletrônico o que o visitante deseja adquirir são fatores fundamentais que determinam se o cliente permanecerá no site por 30 segundos ou 30 minutos. A internet retornou com o conceito de customização em massa. A capacidade de uma organização registrar o comportamento de consumo de seus clientes é o que lhe permitirá criar produtos sob medida, satisfazendo plenamente à necessidade do cliente.

O presente projeto experimental utilizará de diversos recursos para seu desenvolvimento que serão: pesquisas e leituras bibliográficas de teóricos mestres no assunto abordado, eleições de 20 sites renomados do segmento de livros, esses foram encontrados no site do ebit, levantamento de recursos publicitários seguindo alguns critérios e por último, criar e apresentar um wireframe de alta fidelidade que será empregado como protótipo.

A abordagem para a criação do wireframe será a usabilidade e as formas de interação, essas podem ser mútua ou reativa. Segundo Primo (2004), a interação mútua refere-se há uma troca, uma negociação entre os interagentes; uma ação determina uma reação como em Chats e MSN. A interação reativa é limitada, já que é oferecida ao cibernauta uma gama pré-determinada de escolhas. Ex.: Jogos e sites de respostas inteligentes como submarino.

A usabilidade tem como foco central facilitar o entendimento e o desempenho do site beneficiando os cibernautas. Poderá ser elencado alguns fatores que são inevitáveis para seu melhor desempenho. Conforme relata Krug (2008), existem cinco fatores que se destacam e têm o intuito de atrair e ampliar a atenção do cibernauta, a compreensão do site será absoluta.

1. Crie uma hierarquia visual clara em cada página.
2. Tire proveito das convenções.
3. Divida as páginas em áreas claramente definidas.
4. Deixe óbvio o que pode ser clicado.
5. Minimize a confusão. (KRUG, 2008, p. 31)

Devido à concorrência acirrada entre as organizações, a usabilidade vem sendo empregada como uma arma inovadora, pois além de facilitar a utilização do site, permite também atingir os objetivos peculiares dos cibernautas. A usabilidade ajudará a ampliar a vantagem competitiva entre os concorrentes, reduzindo as barreiras existentes que são elevadíssimas.

Na Web, a concorrência não se limita às outras empresas do seu setor. Com todos os outros milhões de sites existentes, você concorre pelo tempo e pela atenção do usuário, e os usuários da Web obtêm suas expectativas de grande usabilidade dos melhores entre estes sites. O raciocínio é o seguinte: se eu posso ter esse maravilhoso serviço ao comprar um livro de bolso de cinco dólares, por que não posso ter um bom serviço on-line quando gasto milhares de dólares com você? É uma excelente pergunta, diga-se de passagem. (NIELSEN, 2000, p. 11).


Foi realizada uma pesquisa com 20 sites do segmento de livros onde foram analisados o layout e as peças publicitárias mais utilizadas na web para publicação e veiculação dos produtos em um site de comércio eletrônico.

Os sites de livraria possuem layout leve, atraente e são bastante rápidos, pois não abusam dos efeitos visuais como flash, Imagens de alta resolução entre outros elementos, e de fácil navegação são subdivididos por subcategorias onde facilitam o comprador procurar aquilo que e lhe é de interesse ou desejo de compra.
A interação predominante nos sites de livraria é a interação reativa baseada na relação de certo estímulo e de uma determinada resposta. Supõem-se, nesses sistemas, que um mesmo estímulo acarretará a mesma resposta cada vez que a interação se repetir.

Os conteúdos mais utilizados nos websites que vendem livros são: Full Banner, anúncio mais tradicional da Internet, mídia fixa no topo das páginas composto por uma imagem ou arquivo Flash, esses podendo conter animação, no formato definido de 468 x 60 pixels. Devido às restrições presentes na tecnologia de leitura de e-mail (convenções de segurança), apenas arquivos de imagens podem ser veiculados nesta modalidade.

O Banner lateral é um banner localizado no canto superior do site onde é exposto uma oferta podendo haver uma foto de ilustração do produto; o tamanho é 150 de largura por 300 pixels de altura; o uso do banner lateral é importante para direcionar o visitante a categorias com mais facilidade.

O Super Banner é um formato de excelente visibilidade, composto por uma imagem ou um arquivo em flash posicionado no topo da página, suas dimensões variam em 728 x 90 pixels.

O link patrocinado é um tipo de publicidade acessível a qualquer anunciante. É basicamente um anúncio de texto e é a forma mais ágil de se anunciar gerando visitantes ao seu site. Este tipo de publicidade independe da otimização e gera rapidamente um grande tráfego ao site ou diretamente no produto ou serviço anunciado.

O Skyscrapper é um formato de banner vertical com dimensões padronizadas em 120 x 600 pixels. Poderá ser composto por imagens ou por animação em flash. A peça é veiculada na vertical, ao lado direito da página. Esse formato cria grande correspondência com o usuário, pois é visualizado mesmo quando se usa o scroll. Formato disponível somente nos canais internos dos sites.

E-mail Marketing é uma ferramenta para criação e envio de e-mails marketing, newsletters, boletins e outras peças com baixo custo.

Com base nessas informações, segue abaixo planilha com a porcentagem dos conteúdos mais utilizados nos websites que vendem livros:

Tipos de publicidade Total
Full Banner 12
Super Banner 12
Banner Vertical 13
Link Patrocinado 20
E-mail Marketing 18


Os conteúdos mais utilizados nos websites que vendem livros são: Em primeiro lugar constatamos os links patrocinados estão presentes nos vinte sites, isso se refere a 100% dos sites pesquisados. Em segundo lugar encontramos o e-mail marketing visualizados em dezoito sites, trata-se de 90% dos sites pesquisados. Em terceiro lugar trata-se do banner vertical com encontrados em treze sites, correspondendo a 70% dos sites pesquisados e em quarto e último lugar o full banner e o super banner presente em doze sites, trata-se de 60% dos sites pesquisados.

Um destaque relevante nos sites pesquisados foi que nenhum deles explora recursos como áudio e vídeo na divulgação de seus produtos.

A comparação entre os 20 sites eleitos tem o intuito de verificar a analogia existente entre eles e elucidar as divergências nas aplicações da usabilidade e da interação. Essa comparação se dará a partir de uma análise qualitativa de cada site e essa utilizará de alguns critérios, como: tipos de publicidades existentes, tipos de interações utilizadas, se essas interações são mútua ou reativa, usabilidade, design do site, do conteúdo e da página, tipos de recursos e ferramentas empregadas nos sites de segmento de livros.

2.2. Procedimentos

Abaixo elencado os procedimentos utilizados na produção do projeto:

1. Pesquisa e leitura bibliográfica para elaboração do produto e fundamentação teórica.
2. Eleição dos sites do segmento de livros a serem analisados.
3. Os recursos publicitários empregados pelos sites eleitos.
4. Efetivação das análises qualitativas através de recursos publicitários pesquisados.
5. Criação e apresentação de uma nova proposta de publicidade em site de comércio eletrônico do segmento de livros, tendo como foco central a execução da análise de vinte sites renomados e a utilização do recurso wireframe.
6. Redação do texto e entrega para avaliação da banca.

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