quinta-feira, 4 de junho de 2009

REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA EXPERIMENTAL

O presente projeto experimental foi desenvolvido para ser apresentado e avaliado como trabalho de conclusão de curso de comunicação social, com habilitação em publicidade e propaganda.

O objetivo geral referente ao projeto experimental teve como foco central desenvolver uma proposta de publicidade em um site de comércio eletrônico. Após pesquisas e leituras bibliográficas, exprimimos na fundamentação teórica o conceito de publicidade, publicidade na Web, internet, comércio eletrônico, comunicação em rede, hipermídia, interatividade, design, usabilidade e wireframe.

O estudo dos teóricos possibilitou uma visão crítica e profunda a respeito de como alguns sites podem ser mais funcionais e menos poluídos. Quando acessado, o internauta apressado precisa olhar e compreender rapidamente a estrutura com facilidade, pois isto é que determinará sua permanência no site. O mesmo precisa ser limpo e funcional, auto-explicativo e atraente.

A partir das pesquisas e análises realizadas, foi construído um wireframe funcional e leve, focado em uma publicidade descontraída. O ponto de partida foi, primeiramente, analisar diversos sites do gênero e suas respectivas publicidades; formatos e design; fontes e cores; preenchimento e espaços em branco. A partir das análises, os primeiros rafes começaram a ser construídos. A idéia inicial foi à construção de estantes como de uma biblioteca com os gêneros descritos abaixo para o visitante clicar em determinado gênero e ser levado à outra página mais detalhada, com todos os livros do gênero selecionado. Foi criado também um “TOP 15” com livros circulando, como uma metáfora de um carrossel, expondo os quinze melhores livros ou lançamentos. Posteriormente as estantes foram mantidas, mas o carrossel foi descartado.

A segunda criação foi um “TOP 15” em forma de dominó ou mesmo um baralho. Os livros, ao contrário do carrossel que gira de forma circular, se revezariam passando de um lado para o outro. Por fim, surgiu à idéia dos cubos em 3D, que não foi visto em nenhum site visitado e que, além de chamar a atenção do internauta, mostrou-se muito funcional, pois, o site ganharia mais publicidade sem precisar de espaço extra. A arquitetura dos cubos, cinco no total, nos possibilita a exposição - ao mesmo tempo - de vinte livros, pois cada cubo tem quatro lados. A criação dos “cubos rolantes (flutuantes) foi uma maneira de divulgar lançamentos de livros e afins. Abaixo dos cubos estão as prateleiras dos livros, como em uma biblioteca convencional, mas desenhada de forma não linear para que o internauta busque o que procura de forma descontraída.

O rich media, posicionado logo abaixo da logomarca, será utilizado para exibição de filmes ou publicidade multimídia. É um espaço que poderá apenas exibir filmes publicitários do gênero. As prateleiras possuem livros e abaixo os gêneros relacionados que ao serem clicados levará o visitante à página referente ao gênero solicitado. À direita inserimos quatro espaços para banners interativos. Tais espaços serão para publicidade indeterminada, mas que tenham a ver com o contexto de uma livraria.

Após muita leitura e pesquisa foi concluído de que o wireframe apresentado é inovador, leve, funcional e visualmente agradável, com sua publicidade bem distribuída.

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